ESPAÇO PARA PESQUISA

quarta-feira, 21 de junho de 2023

O LADO ESCURO DO PELOURINHO. (CUIDADO!)

 O LADO SOMBRIO DO PELOURINHO.
(THE DARK SIDE OF PELOURINHO)



Eu José Joaquim, como baiano, sinto-me envergonhado com ações de vandalismos, brigas durante jogo do Brasil e Servia, mais os furtos, que aconteceram no Pelourinho.
Nem o espaço delimitado resistiu ao vandalismo.
Segundo fotografias e vídeos, ele é o cartão-postal da nossa Salvador, referência turística mundial, mas continua nesse estado de abandono desde o governo de Jaques Wagner pt, no qual os turistas são assaltados à luz do dia constantemente, sem nenhuma proteção policial, é mais do que preocupante a situação da segurança pública no nosso estado chamado Bahia abandonado.
Com certeza, isso vem causando sérios prejuízos ao comércio e ao turismo baiano. É lamentável o legado que o governo do faz de conta de Rui Costa do pt está deixando para a Bahia. De terra da alegria e da felicidade nos tempos de Antônio Carlos Magalhães, a Bahia hoje, se transformou na terra da violência, terra dos assaltos e da intranquilidade geral menos para o governador que anda bem protegido por seguranças e carro blindado.
Aliás, quero ressaltar que tudo que o "pt" impõe as mãos, apodrece, e não consigo entender o porquê dos baianos não aprenderem a lição e votaram num tal Jerônimo do "pt" para governador, o cara foi o pior secretário de educação do Brasil ao contrário de ACM Neto o melhor prefeito do Brasil por 8 vezes.
Vai-se lá entender, se foi por vingança, pirraça, o mais provável, ignorância. Aguentem as consequências que virão por aí.
Falando de Pelourinho, o mais interessante é que os furtos mais constantes no Pelourinho, são de câmeras, bolsas, carteiras, celulares, pulseiras, brincos, batidões e relógios. Cuja as vítimas maiores são os turistas. Pobres coitados.
O Pelourinho não é mais aquele.
Seu nome Plourinho não é o nome do tronco e sim do bairro do centro histórico de Salvador, na cidade alta. Muitas construções históricas, atelies, restaurante e lojinhas no bairro. As vezes o turista pode ser surpreendido por bandas de percussão nas andanças. Deve apenas ter paciência com elas e o assédio ao turista.
Sacizeiros: problema social
Objetos roubados principalmente dos turistas, são transformados em pedras de crack, que em oito segundos viram fumaça. O efeito rápido da droga cria uma necessidade constante pela manutenção do ciclo do vício.
“O crack já destruiu o Pelourinho. O tráfico não saiu daqui hora nenhuma," e eu como nativo, lamento a degradação dos usuários de crack que vivem pelas ruas, guetos e becos do bairro histórico, só os pontos de esconderijos e alcovas, eles os meliantes e traficantes calças curtas conhecem bem.
Eu mesmo, só passo por ali quando vou até às casas de materiais eletrônico comprar algum componente na rua Saldanha da Gama, e de dia. Recomendo a evitarem aquela área se não for a negócio.
Esse secretário de segurança pública da Bahia, ainda é favorável ao uso da maconha, pasmem.
Tem vídeo dele no YouTube defendendo a erva.
Na sequência, tem os chatos pedintes da área, que afugenta frequentadores dos estabelecimentos comerciais, e o tratamento de usuários de droga não tem funcionado de forma efetiva, como foi prometido pela gestão pública em agosto do ano passado.
Esperem sentados.
Enquanto isso, usuários de crack transformam ruas em local de descanso após efeito do uso da pedra. Um verdadeiro inferno.
E mais, trabalhadoras se viram como podem, as crianças que ainda nem sabem falar, são condenadas à morte pelo mau cheiro de fumaça do crack que circula fácil, no Centro Histórico, transformadas em mendigas, assaltantes, prostitutas, degradadas e degradando esse patrimônio deslumbrante, sem qualquer solução visível.
A Copa está rolando, Olodum fazendo a sua parte animando a galera, mas eu digo:
Você que é turista, não vá não viu? Pode ser esparro.
Nós nativos já temos as manhas e eles não ousam nos molestar. É mais difícil.
Mas quanto aos turistas, melhor evitar aglomerado e esconda sua carteira, câmera e celular.
Tá dado o recado!

José Joaquim Santos Silva
jjsound45@gmail.com




 Comente este texto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO DESSA POSTAGEM

DESTAQUE

A DESVALORIZAÇÃO DO FORROZEIRO RAIZ.

  A DESVALORIZAÇÃO DO FORROZEIRO RAIZ. Por JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA ( O texto é meio longo mas vale a pena lê-lo).   Foto no destaque;...

POSTAGENS MAIS VISITADAS