ESPAÇO PARA PESQUISA

sexta-feira, 23 de junho de 2023

MÚSICA SERTANEJA, ESSA TRAGÉDIA MUSICAL.

ESSAS TRAGÉDIAS MUSICAIS !
Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA



MÚSICA SERTANEJA, ESSA TRAGÉDIA MUSICAL.

Nesse temporal, de capiaus, matagal virtual de sotaques cheios de discordâncias verbais, onde se mesclam referências internéticas com as televisivas e radiofônicas das FMs classe "Z", já não sei até onde vão parar esses cacos musicais chamados de música sertaneja. Arf !!!!

Prá mim, são as piores coisas já ouvidas no sistema solar musical, vagidos feito em duplas, trombetas apocalípticas a anunciar que a música verde e amarela está morta pelo menos no que concerne a esse hediondo formato tratado com enorme condescendência por críticos “descolados” que tentam ver méritos em Zezés, Chitões e Sandys, Zezés, Leonardos Patéticos,
Letras que só tratam de cachaça, traição, plágio das pérolas musicais mais lindas do mundo, e em resumo, sertanejos prá mim, são uns caras chatos prá caramba.
Meus ouvidos não são penico.
Em verdade, para mim cantores sertanejos são homens que nos dão a impressão de estarem sendo empalados quando abrem as suas bocas. Gritam, dissonantes, gemem , tem tremeliques estranhos como se estivessem cantando mas não estão. Estão ganindo, outros urrando como Eduardo Costa, eles estão nos atormentando 24 horas por dia e estão estragram a boa fama da música popular brasileira que sucumbiu a muito tempo.
Até nos comerciais de TV, temos que aturar essas tralhas.

Ainda por cima, há sim uma verdadeira e milionária indústria bem sucedida por trás desse negócio. Tanto para manter no topo detritos como Chitãozinho e Xororó como para lançar novos “Manés” com roupinhas justas , topetinho com glostora ou vaselina e repertório hediondo-torturante para afligir nossas noites e dias com esses tormentos que tentam se apropriar da linda herança de nossa música caipira. Alto lá! Música caipira, feita com viola, versos lindos e modestos , vozes afinadas são lindíssimas, e principalmente nos programas dominicais na TV é uma linda tradição e conhecimento musical nada tem a ver com a tal praga “sertaneja”corporativista que até por oportunismo muitos néscios que estão na pior, se escoram nós néscios que estão no topo

Essa verdadeira usina de horrores musicais, essa praga de rebaixamento do padrão musical nativo tem em Goiânia a sua principal capital. Meus pêsames então para a capital de Goiás que imagina estar fazendo “cultura nativa” quando exporta o pior da cultura texana com chapéus, fivelas e botas de avestruz vendendo-a como “coisa nossa”. É troça, é joça. Ainda se trouxesse algo de bom da country music, mas nem isso. Ninguém chega nem perto de um Willie Nelson ou mesmo Johnny Cash.
Sim, podem me chamar de intolerante, de ranzinza e tudo mais. Nunca terei a menor paciência com esse gênero rebatizado por muitos como “sertanojo”. É nocivo, é nojento é de mau gosto, passa mensagens ridículas e é envolto numa estridência inadmissível num país com vozes tão lindas como as de Alaíde Costa, Johnny Alf, Milton Nascimento, Cauby Peixoto , Nelson Gonçalves, Emilio Santiago, Beto Guedes, Seu Jorge, Zeca Baleiro Gal Costa, Mariza Montes, e muitos, muitos mais.

Portanto lamento profundamente o vigor e o crescimento dessa porcaria corporativista, e torço para que um dia recebamos de novo o bafejo do bom gosto musical pois só para lembrar em tempos recentes, a música verdadeiramente popular, era a ingênua e redondinha Jovem Guarda. Roberto, Erasmo e toda a turma, nem é preciso dizer, são verdadeiros Beethovens perto dessa joça . Se muita gente aprecia de fato esse lixo para eles deixo aqui um velho dito do Marcelo Nova, " Falta cultura prá cuspir nas estruturas".
Mas, prefiro pegar mais pesado e digo.
" É uma pena eu não ser burro, assim não sofria tanto."
Aliás, oras direis: "Toda unanimidade é burra ".
Fuja dela enquanto pode.
Talkey ???

José Joaquim Santos Silva
jjsound45@gmail.com

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTÁRIO DESSA POSTAGEM

DESTAQUE

A DESVALORIZAÇÃO DO FORROZEIRO RAIZ.

  A DESVALORIZAÇÃO DO FORROZEIRO RAIZ. Por JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA ( O texto é meio longo mas vale a pena lê-lo).   Foto no destaque;...

POSTAGENS MAIS VISITADAS